• André Porporatti

Acupuntura para Dor / DTM / Bruxismo?

Acupuntura é um dos recursos da Medicina Tradicional Chinesa e nasceu há mais de 5000 anos.


Ela se baseia na aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos (acupontos). Se trata de uma terapia reflexa, em que o estímulo de uma área age sobre outra, para reorganizar a circulação energética de todo o corpo


A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que como medicina energética, afirma que em nosso corpo a energia circula por canais ou meridianos. Esses meridianos, ao serem punctuados na acupuntura, reorganizam a circulação energética de todo o corpo.


Qualquer doença é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos. A acupuntura visa à terapia e à cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos. Uma revisão sistemática constando 21 artigos incluídos mostrou resultados importantes.


Em sua grande maioria, o tratamento de acupuntura, seja isolado, seja complementar, ou seja comparado com outras técnicas, se mostrou superior e extremamente eficiente na melhora da dor e da função de pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM) de origem muscular.


Alguns pontos foram mais citados como indicativos de melhora da dor em pacientes com DTM, como os pontos IG4, E6, E7 e F3.


Referência: PORPORATTI, André Luís et al. Protocolos de acupuntura para o tratamento da disfunção temporomandibular. Rev. dor [online]. 2015, vol.16, n.1 [cited 2017-05-24], pp.53-59.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo