• André Porporatti

Aparelho Ortodôntico é tratamento para DTM, Bruxismo e Dor?

- Doutor, colocar aparelho ortodôntico irá resolver minhas dores?

- Segundo pesquisas, o tratamento ortodôntico não é tratamento para dores no rosto.


Os aparelhos ortodônticos são, sim, indicados para correções da mordida, alinhamento dos dentes, para melhorar a mastigação e a estética, assim como outras indicações. Entretanto, não devem ser considerados uma opção de tratamento para as dores no rosto e DTMs.

Lembre-se sempre de procurar um profissional especialista em Dor Orofacial.


Referência: Michelotti A & Iodice G. The role of orthodontics in temporomandibular disorders. Journal of Oral Rehabilitation 2010 37; 411–429.


 

Ainda, para os colegas profissionais da saúde:


Se o paciente apresentar sinais ou sintomas de DTM antes de iniciar o tratamento ortodôntico, o primeiro passo é o diagnóstico. O segundo é resolver a dor seguindo um protocolo de tratamento conservador. Como regra geral, o tratamento ortodôntico não deve ser iniciado enquanto um paciente sofre de dor facial.



 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo