• André Porporatti

Barulhos no rosto? Estalos, ruídos na ATM? Por que a mandíbula estala?

- Doutor, Por que minha mandíbula estala?


A articulação da mandíbula (aqui chamaremos de articulação temporomandibular ou ATM) é muito complexa e apresenta um disco articular (tecido fibroso) interposto entre o osso da mandíbula e o osso da cabeça (osso temporal).


Quando alguém apresenta estalos, o mais comum é que esse disco articular encontre-se deslocado, ou seja, fora da sua posição acima da cabeça da mandíbula. O mais comum é que este disco esteja deslocado para frente.



Ao movimentar a boca para abrir e/ou fechá-la, esse disco, uma vez que estava deslocado, pode voltar a sua posição normal, levando a um estalo na mandíbula. Este estalo é um barulho mecânico de contato entre duas estruturas como podemos observar com certa semelhança quando estalamos os dedos médio e polegar.


O deslocamento do disco articular pode ocorrer por inúmeros motivos e levar a dores e barulhos audíveis incômodos. Entretanto, esse deslocamento pode estar presente sem causar nenhum sintoma ou interferir nas funções da mandíbula, geralmente não necessitando de tratamento.


Porém, somente após avaliação detalhada de um profissional, que saberemos se realmente é isso que está acontecendo com você.


Referência: Disc displacement within the human temporomandibular joint: a systematic review of a 'noisy annoyance'. Naeije M, Te Veldhuis AH, Te Veldhuis EC, Visscher CM, Lobbezoo F. J Oral Rehabil. 2013 Feb;40(2):139-58


 

Saiba que existem outros barulhos que acontecem na ATM e podem indicar problemas mais sérios como degenerações, adesões articulares, subluxações, osteoatrite, dentre outros.


Vamos investigar melhor?


Procure um especialista em Dor Orofacial e DTM.



 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo