• André Porporatti

Fono e Dor? Fonoaudiologia e Disfunções Temporomandibulares (DTMs)

- Doutor, A Fonoaudiologia pode ajudar nas minhas dores?


A Motricidade Orofacial, especialidade da Fonoaudiologia, atua de maneira minimamente invasiva no controle das Disfunções Temporomandibulares (DTMs). As terapias são voltadas para o alívio da dor, para o restabelecimento das funções estomatognáticas como respiração, mastigação, deglutição e fala, bem como para coordenação e/ou restabelecimento dos movimentos mandibulares.


Pesquisas já mostraram que indivíduos com DTM apresentam alterações nessas funções e que a terapia fonoaudiológica tem se mostrado bastante eficaz no tratamento de pacientes com DTM.


Atuando juntamente da odontologia, o paciente terá inúmeros benefícios relacionados ao seu quadro durante o tratamento fonoaudiológico.


Texto: Dra. Letícia Korb

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP), Membro-fundadora da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO).


Referência: Korb L, Porporatti AL, Rosa RR, Bueno MRS, Migliorucci RR, Genaro KF, Berretin-Felix G. Influência da dor muscular e articular nas funções orofaciais em indivíduos com Disfunção Temporomandibular. In: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2014, Joinville. SBFa- Anais – Sessão de Concorrentes a prêmio. p.5783.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo