• André Porporatti

Interferências Oclusais / Dentes mais altos / Maloclusão podem levar à DTM?

- Doutor, Interferências Oclusais (“Dentes mais altos”) podem Levar à DTM?


Se acreditava antigamente que uma interferência oclusal poderia aumentar a atividade dos músculos da mastigação e levar à disfunções temporomandibulares (DTM). Esta hipótese foi testada em um estudo realizado em 11 mulheres jovens saudáveis. Tiras de ouro foram coladas em uma área de contato oclusal (acima do dentes).


Como conclusão, nenhuma das mulheres desenvolveu sinais e/ou sintomas de DTM ao longo de todo o estudo, e a maioria delas adaptou-se bem à interferência oclusal.


Referência: Michelotti A, Farella M, Gallo LM, Veltri A, Palla S, Martina R. Effect of occlusal interference on habitual activity of human masseter. J Dent Res. 2005 Jul;84(7):644-8.

 

Uma importante revisão sistemática avaliou o efeito que as interferências oclusais têm nos dentes, periodonto e na função mandibular.


Foram incluídos 18 estudos em humanos e 10 estudos em animais, usando interferências oclusais experimentais (colocadas no dente de propósito). Os resultados mostraram o aparecimento de dor dentária transitória, mobilidade no dente e, às vezes, um estalo na articulação da mandíbula. Como esses achados também estão presentes em pacientes assintomáticos, esses dados não provam que as interferências oclusais estejam relacionadas a uma dor muscular na mandíbula ou problemas de DTM articular e muscular.


Referência: Clark GT, Tsukiyama Y, Baba K, Watanabe T. Sixty-eight years of experimental occlusal interference studies: what have we learned? J Prosthet Dent. 1999 Dec;82(6):704-13.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo