• André Porporatti

Meditar Ajuda nas Minhas dores / DTM?

- Doutor, Meditar Ajuda nas Minhas dores?


Sim! Um estudo, avaliou A prática da meditação mindfulness por 10 semanas para treinar pacientes com dor crônica. Esses pacientes com dor crônica apresentaram melhora na ansiedade, estresse, depressão e humor. 65% dos pacientes mostraram uma redução superior a ou igual a 33% da média total da dor e 50% mostraram uma redução superior a ou igual a 50%.


Referência: Kabat-Zinn J. An outpatient program in behavioral medicine for chronic pain patients based on the practice of mindfulness meditation: theoretical considerations and preliminary results. Gen Hosp Psychiatry. 1982 Apr;4(1):33-47. doi: 10.1016/0163-8343(82)90026-3. PMID: 7042457.


Um outro estudo comparou a sensibilidade de dor de dois grupos de pessoas (as que meditavam e as que não meditavam). Como conclusão, eles chegaram que pessoas que meditam têm sensibilidade menor à dor e experimentam efeitos analgésicos durante estados de meditação. Os resultados podem refletir habilidades cerebrais relacionadas ao conceito de atenção plena e/ou padrões de respiração alterados.


Referência: Grant JA, Rainville P. Pain sensitivity and analgesic effects of mindful states in Zen meditators: a cross-sectional study. Psychosom Med. 2009 Jan;71(1):106-14.


Um terceiro estudo, uma meta-analise feita somente com ensaios clínicos randomizados avaliou o efeito da meditação mindfulness na dor crônica de pacientes. Como resultado, 38 artigos foram incluídos e evidências de baixa qualidade foram encontradas. Mas elas concluíram que a meditação mindfulness está associada a uma pequena diminuição da dor. Efeitos estatisticamente significativos também foram encontrados para sintomas de depressão e melhora na qualidade de vida.


Referência: Hilton L, Hempel S, Ewing BA, Apaydin E, Xenakis L, Newberry S, Colaiaco B, Maher AR, Shanman RM, Sorbero ME, Maglione MA. Mindfulness Meditation for Chronic Pain: Systematic Review and Meta-analysis. Ann Behav Med. 2017 Apr;51(2):199-213.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo