• André Porporatti

Mulher tem mais dor? Mulheres e DTM (Disfunção Temporomandibular)?

- Doutor, Mulher tem mais DTM?

- Sim! Um meta-análise avaliou a diferença de sexo na presença de DTM. Este estudo incluiu somente estudos populacionais importantes em adultos acima de 18 anos. Meta-analise é uma analise estatística que agrupa os resultados de 2 ou mais artigos.


Nesse caso, 5 artigos foram agrupados, totalizando 2518 pessoas. Destas 2518 pessoas, pode se concluir que mulheres tem 2 vezes mais chance de ter uma DTM do que homens.


Vamos ficar atentos?

Referência: Bueno CH, Pereira DD, Pattussi MP, Grossi PK, Grossi ML. Gender differences in temporomandibular disorders in adult populational studies: A systematic review and meta-analysis. J Oral Rehabil. 2018 Sep;45(9):720-729.


 

- Doutor, Por que mulher tem mais DTM?


Há algumas explicações já estudadas em artigos que justificam o fato de mulheres terem mais DTM que homens.


Um dos fatos é a questão de mulheres procurarem mais ajuda de saúde que homens e terem maior cuidado com a saúde.


Outro fato importante é a questão hormonal, que afeta de sobremaneira, a forma que a mulher sente as coisas.


E uma terceira explicação poderia ser o fato de mulheres apresentarem maior flexibilidade nos ligamentos, seja no corpo, seja na articulação da mandíbula (ATM)


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo