• André Porporatti

O que um Dentista Especialista em Dor / Bruxismo faz?

- Doutor, o que você faz mesmo?


O campo de Dor Orofacial está preocupado com a prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e reabilitação das complicações na região da face, cabeça, rosto, mandíbula, etc... O diagnóstico das Dores Orofaciais pode contar com interpretação de dados obtidos na entrevista inicial com o paciente, por meio de resultados de exames laboratoriais, exames de imagem, e avaliações comportamentais, sociais e ocupacionais.


O tratamento envolve cuidados a vários níveis, tais como execução de procedimentos diretos para aliviar a dor, aconselhamentos, orientações comportamentais e para mudança de hábitos, prescrição de medicamentos tópicos ou de ingestão, e encaminhamentos para serviços de reabilitação, fonoaudiologia, fisioterapia, dentre outras terapias.


No campo de Dor Orofacial, o importante é proporcionar uma direção de tratamento através de uma equipe interdisciplinar, dividindo os cuidados com outros profissionais de saúde.

Dor orofacial está em evolução e constante mudanças; o âmbito de nossa atuação está ampliando.


Atualmente, a dor orofacial pode englobar:


🧩Transtornos da Articulação Temporomandibular (articulação da mandíbula);

🧩Dores musculares;

🧩Dores neurovasculares;

🧩Dores dentárias;

🧩Dores neuropáticas (dores fortes e persistentes nos nervos da face);

🧩Distúrbios do sono relacionados à dor orofacial;

🧩Distonias orofaciais (distúrbios neurológicos dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias e espasmos);

🧩Dores intrabucais, intracranianas, extracranianas, e doenças sistêmicas que causam dor orofacial.


Vamos investigar melhor?


Referência: American Academy of Orofacial Pain. Available at: www.aaop.org.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo