• André Porporatti

Parestesia / Perda de Sensibilidade após tratamento de Canal

Há um fenômeno que pode acontecer após algum procedimento cirúrgico, seja um tratamento de canal em dente, uma extração dentária, a colocação de implantes ou até mesmo cirurgias na gengiva.


Esse fenômeno é a parestesia, que é caracterizada como uma sensação de dormência ou formigamento, devido à parcial perda de sensibilidade local.


Ela pode ser caudada por uma lesão a um nervo ou fibra nervosa. A parestesia relacionada ao tratamento de canal pode ocorrer devido ao extravasamento do material de preenchimento ou ao material obturador intracanal utilizado.


Ainda, pode ocorrer após uma cirurgia periapical ou por causa da infecção periapical. É muito importante que o profissional da saúde fique atento a esse fenômeno.


Referência: Flávio R. Alves; Mariana S. Coutinho; Lucio S. Gonçalves. Endodontic-Related Facial Paresthesia: Systematic Review. J Can Dent Assoc 2014;80:e13.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo