• André Porporatti

Pra que serve uma Placa Oclusal / "Plaquinha"?

- Doutor, pra que serve essa placa?


Estratégias minimamente invasivas, como o uso de placa oclusais ou orientações ao paciente, são propostas terapêuticas bem estabelecidas e mostram forte evidência científica de uma redução na intensidade da dor e na sensibilidade muscular em pacientes com Disfunção Temporomandibular.


Atualmente há outras explicações desta melhora com o uso da placa para além dos "efeitos oclusais” periféricos. Essa eficácia está relacionada com mecanismos centrais (isso é, no cérebro e mente) como, por exemplo, relacionado à consciência cognitiva e placebo.


Atualmente há outras explicações da melhora do paciente com o uso da placa. Estudos vem mostrando uma influência no sistema nervoso central relacionada a melhoria de aspectos psicológicos. Um recente estudo comprovou que estratégias minimamente invasivas apresentam eficácia também na melhora dos sintomas de ansiedade, depressão e catastrofização (focar no seu problema).


Procure um Profissional especialista em Dor Orofacial e DTM.


Referência: Yuri Martins Costa, André Luís Porporatti, Juliana Stuginski-Barbosa, Leonardo Rigoldi Bonjardim, Paulo César Rodrigues Conti. Additional effect of occlusal splints on the improvement of psychological aspects in temporomandibular disorder subjects: A randomized controlled trial. Archives of Oral Biology, 60 (2015) 738-744.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo