• André Porporatti

Travei com a boca aberta / Luxação

- Doutor, eu travei com a boca aberta. E agora?

Primeiro, não se assuste. Isso acontece devido a um deslocamento repentino da extremidade do osso da mandíbula que fica próximo ao ouvido e à ATM (Articulação Temporomandibular).


Cientificamente isso é chamado de Luxação ou Subluxação.

Clinicamente, Subluxação é quando o paciente consegue destravar sozinho, e Luxação quando precisa de auxilio profissional para isso.


Traumas no rosto e/ou alongamento dos ligamentos que mantêm a ATM em posição estão entre as possíveis causas.


Quando isso acontecer com você, o primeiro passo é manter a calma. Saiba que o travamento tem solução e você não ficará assim pra sempre. Respire. Assim que você se acalmar, você pode tentar uma manobra para destravar, movimentando o queixo para o lado e depois tentando abrir bem a boca (mesmo que isso cause um ligeiro desconforto, tente).


Ainda se você não conseguir, procure auxílio de um Cirurgião-Dentista. Este conseguirá realizar técnicas mais específicas que destravarão sua boca.


Referência: American Academy of Orofacial Pain. Available at: www.aaop.org.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo