• André Porporatti

Zumbido e Disfunção Temporomandibular (DTM)?

- Doutor, que barulho é esse no meu ouvido?

Zumbido é a percepção de sons na ausência de um estímulo sonoro do ambiente. Inúmeras causas levam ao seu aparecimento e infelizmente ainda não há um consenso entre as pesquisas.


Possivelmente, o zumbido está associado à alterações no sistema auditivo (aquele que capta o som e o envia para o cérebro), ou alterações no sistema somatossensorial (sistema de nervos que controla todas as sensações do corpo) ou mesmo em ambos os sistemas.


Procure ajuda. Lembre que essa avaliação deve ser realizada por profissionais capacitados.

 

- Doutor, Por que as pessoas têm Zumbido?

O zumbido pode estar associado com anormalidades em um nervo da orelha (aqui chamaremos de nervo coclear), começando neste nervo e depois levando a atividades alteradas no sistema central (cérebro), o que irá manter o barulho do zumbido por mais tempo.


Pode estar associado a fatores genéticos, alterações no momento em que estamos sendo criados (aqui chamaremos de formação do feto no período de embrião), problemas de perda auditiva, problemas na musculatura do rosto e inúmeros outros fatores.


Referência: Serra Lucieny, Novanta Gabriela, Sampaio Andre Lopes, Oliveira Carlos Augusto, Granjeiro Ronaldo, Braga Silvia Cristina. The Study of Otoacoustic Emissions and the Suppression of Otoacoustic Emissions in Subjects with Tinnitus and Normal Hearing: An Insight to Tinnitus Etiology. Int. Arch. Otorhinolaryngol. [Internet]. 2015 June; 19(2): 171-175.


 
  • Se você é Dentista ou aluno(a) de odontologia, e quer diminuir o tempo de ajustes clínicos da sua Placa Oclusal e quer ter excelente resultados com Placas Oclusais nos seus pacientes com Bruxismo e DTM, clique aqui



  • Se você é um paciente com Bruxismo e quer entender melhor o que está acontecendo com você, e o que as pesquisas atuais vêm falando sobre ele. Eu fiz um curso detalhado com mais de 5h, Explicando o Bruxismo. Se você quer saber mais sobre ele, clique aqui

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo